Uma pessoa pode plantar 500 árvores (ou outras plantas) por hora
Muitos de nós anseiam fazer algo mais para ajudar a natureza e ver mais árvores e menos concreto, mais beleza natural e menos paisagens devastadas.
Agora existe uma forma inovadora de um pequeno grupo de pessoas, ou até mesmo um indivíduo único, poder ter um impacto positivo e muito significativo na natureza em seu redor.
Ressemeando espécies de plantas nativas usando uma vara de ressemeadura, uma pessoa pode plantar 500 árvores (ou outras plantas) por hora. Imagine o que um grupo de pessoas seria capaz de fazer…
Muitas árvores produzem milhares de sementes por ano, mas muitas das sementes simplesmente apodrecem no chão, porque não há animais suficientes para espalhá-las. O número de animais que geralmente preservam a floresta, ou outro habitat natural, espalhando sementes e ‘plantando-as’ através de suas atividades normais, como busca de alimentos, foi significativamente reduzido. Isso dificulta a recuperação das florestas existentes e de outras paisagens naturais.
Coletando sementes de espécies indígenas locais (na natureza ou em parques) e usando uma vara para plantá-las, podemos ajudar a restaurar o habitat de animais indígenas para que possam regressar e assumir sua função de ajudar a espalhar e preservar as florestas locais, e assim por diante.
Plantar, digamos, 10 000 árvores adicionais pode fazer uma grande diferença em uma área. Contudo, usando uma vara de ressemeadura, isso demora apenas cerca de 20 horas. O plantio é feito caminhando em ritmo relaxado.
Como fazer uma vara de ressemeadura
Uma vara de ressemeadura pode ser feita facilmente em cerca de 20 minutos ou menos, usando ferramentas simples. Você pode usar um tubo de metal oco ou uma bengala de metal oco e converter em uma vara de ressemeadura. Se você ainda não tiver algo que seja adequado, vale a pena comprar uma bengala de metal e convertê-la em uma vara de ressemeadura. (Assista o vídeo: Make a Rewilding Stick).
Onde plantar?
E se você não tiver nenhum terreno? Há quem faça seu plantio em estilo de guerrilha e até pinte sua vara de resemeadura de marrom para que pareça uma bengala de madeira comum. Outros plantam em terras abandonadas, estéreis ou devastadas. O ideal é procurar a colaboração do proprietário ou custodiante do terreno, sempre que possível. Também é importante determinar cuidadosamente quais espécies indígenas, se houver, já estão crescendo no terreno para determinar o que mais pode crescer lá.
Ressemear com uma vara de ressemeadura é uma atividade profundamente gratificante. Há algo de primitivo e muito substancial em colocar sementes no solo onde possam florescer. Nossa vida se torna mais significativa à medida que lhe damos mais significado, explorando e contribuindo para o mundo natural. É uma forma de redescobrir nosso lugar na natureza e explorar as maneiras através das quais nós e a natureza podemos colaborar para restaurar a beleza natural de nosso planeta.